segunda-feira, 18 de julho de 2011

Você é profeta? (1)

\Certo dia uma irmã me surpreendeu com uma pergunta que me deixou um tanto sem jeito.

Ela me fez a seguinte pergunta: Irmão Augusto, você é profeta?
Pensei no conceito neo-testamentário da figura do profeta como ensinador da Palavra de Deus e dentro deste conceito eu humildemente respondi: sim eu sou profeta.


Ufa! Me safei, sai dessa bem, pois não fui antibíblico, arrazoei. 


Quando menos esperava veio a bomba, a irmã abraçou uma outra irmã e disse: Então profetiza, qual de nós duas será  ungida a pastora primeiro?

Meu Deus, que isso. Ponderei!

Querido leitor, veja que distorção do Evangelho de Jesus, quanta falta de conhecimento, observe abaixo quantos erros numa unica pergunta:

1. Ela confundiu o profeta veterotestamentário com o profeta neo-testamentário e o dom de profecia. Que são três coisas distintas.

2. Mesmo que houvesse ainda o ministério profético veterotestamentário  tal profeta jamais poderia profetizar a bel-prazer. Caso ele assim fizesse seria classificado como falso profeta.

3. O profeta no contexto neo-testamentário, expositor da Escritura também não pode "profetizar" expor as Escrituras ensinando a cerca da "unção" ou separação duma pastora para o ministério, visto que, o santo ministério pastoral é atribuído ao homem.

4.  Nem o mesmo o Espirito Santo, por profecia falaria a cerca de quem se tornaria "pastora" primeiro visto que Ele não nega as Escrituras e sempre age em conformidade com a Palavra revelada que é a verdadeira Profecia que deve nortear nossa vida. Portanto uma profecia  cerca duma pastora é antibíblica, concluo que não pode proceder do Espirito Santo. 

Pretendo noutro momento escrever mais detalhadamente a cerca dos erros aqui descritos, contudo quero agora chama-los a atenção ao fato que precisamos regressar a Palavra de Deus, que segundo o reformador João Calvino é o escudo que nos protege do erro.

Nele,
Augusto Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário