sexta-feira, 8 de julho de 2011

IEAD completa 60 anos em Cambuí

Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Ministério de Madureira - Campo de Cambui

Há 60 anos, a Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Cambuí, começava sua história de muitas Glórias ao Nosso Senhor Deus. Os trabalhos iniciaram em 22 de fevereiro de 1951, com a direção do Diácono Maurício Salles de Abreu, Sargento Aposentado da Força Pública de São Paulo (atual PM) e sua esposa irmã Maria Afonsina de Abreu. Nessa época o irmão Maurício fazia cultos ao ar-livre e em sua Casa na Av. do Carmo e posteriormente em 1953, na Av. Tiradentes. 
Em agosto de 1953 o nosso irmão Benedito Sirley Lambert  Rosa  (atual Evangelista e 1º vice-presidente do campo) aceitou Jesus aos 09 anos de idade acompanhado de sua tia, foi um dos primeiros membros de nossa igreja. Esse culto foi realizado na Rua Saldanha Marinho e tinha cerca de 10 pessoas. Além do Diácono, sua esposa o irmão Benedito e sua tia, participavam do culto a família do irmão Francisco Cândido Brito que na época, já congregava em uma outra igreja, mas quando ouviu a pregação do diácono Maurício sobre o a Doutrina do Espírito Santo, começou a congregar no trabalho que se iniciava da Assembléia de Deus em Cambuí. 
1º Templo Sede do Campo de Cambuí
(rua Amélia Lopes)

O Batismo desta família foi realizado em Atibaia pelo Evangelista Vicente Ringue. Com a graça de Nosso Senhor o trabalho no campo começou a prosperar e o irmão Maurício iniciou trabalhos de Evangelização na cidade de Estiva. Os cultos eram realizados ao ar-livre e contou com o importante apoio do irmão Lausdilino. No final de 1953 a convite do Diácono Maurício, nos visitou o Diácono Oscar Bedore (que já estava evangelizando em Camanducaia), pois o irmão Maurício em idade avançada e problemas de saúde necessitava retornar para São Paulo. Em 1954 o irmão Maurício regressou à São Paulo e em 08 de maio de do mesmo ano o Diácono Oscar Bedore mudou-se para Cambuí a Rua Coronel Lambert, em frente ao atual Fórum. No dia seguinte de sua chegada, foi realizado o segundo Batismo em Cambuí que foi dirigido pelo Evangelista Vicente Ringue (Atibaia-SP). Alguns dos irmãs batizados nesta época, foram: irmão José Antônio Fidelis Filho, irmão José do Carmo Rosa e a irmã Jersy de Brito Rosa. 

Em 1953 foi inaugurado o 1º templo na Rua da Assembléia (atual rua Amélia Lopes). Nessa época de quinta e domingo se ministrava cultos públicos e nos demais dias cultos de oração, sem contar que todos os domingos à tarde eram realizados cultos ao ao livre. 

Em 1954 foram consagrados a diáconos os irmãos José Antônio Fidelis Filho e o irmão José do Carmo Rosa. O irmão José Fidelis Filho ficou responsável pelos trabalhos em Estiva.

Sob a direção de Nosso Senhor os trabalhos do campo foi prosperando e muitos novos trabalhos de evangelismo foram iniciados, tais como: Bairro dos Ferreiras em Itapeva, Camanducaia, Boa Vista, Bairro dos Urubus, Caçador e Sertãozinho em Estiva. Em Sertãozinho os trabalhos contaram com o apoio do irmão Benedito Silveira de Almeida e sua esposa, a irmão Sebastiana de Almeida. Esse casal são os pais do nosso irmão Pastor Sebastião Almeida.

Nessa época o Diácono Oscar Bedore, juntamente com o irmão Benedito Syrlei e a irmã Jersy saiam de Cambuí no único ônibus para Estiva às 14horas, desciam na Rodovia Fernão Dias que na época ainda era de barro e seguiam a pé até o Bairro dos Urubus para pregar o evangelho.
 
Inauguração do Templo de Estiva
1959
Em 1959 foi inaugurado o Templo de Estiva, 2º templo do campo. 
O Pastor Oscar Bedore foi um dos líderes de destaque do nosso campo, pois muito contribuiu para o crescimento e estruturação do campo. Em 1965 o Pastor foi transferido para a cidade de Atibaia-SP. 

Em 1965 o Pastor Paulo Leivas Macalão designou para dirigir o campo o Pastor José de Oliveira de São João do Meriti(SP) que dirigiu o campo por pouco mais de um ano e meio, até o final de 1966. Nessa época o campo foi dirigido interinamente por seis meses pelo já Presbítero José do Carmo Rosa.

Em julho de 1966 o Pastor José Eduardo Modesto (Brás-SP) enviou para dirigir o campo o Evangelista Francisco Martins que dirigiu o campo até o final de 1968, pois foi transferido para Maringá no estado do Paraná. 

No final de 1968 assumiu a direção do campo o Pastor José de Campos. Já de idade avançada, ficou no campo por apenas um ano e meio, pois necessitou retornar para São Paulo para tratar de enfermidades. Nesta época já congregava em Cambuí o Pastor Nelson Pereira Silva e sua família.

Entre 1970 e 1976 o campo foi dirigido pelo Presbítero Euclides Feliciano da Silva. Neste período foi dado o início da organização do Círculo de oração, mocidade etc.

Já de 1977 a 1980 o campo foi dirigido pelo Pastor Antônio Manuel de Souza.

De 1980 a 1983 pelo Pastor Antônio Teixeira. 

Em 1983 o Pastor Lupércio Vergniano (Brás-SP) enviou para dirigir o campo o Pastor Manuel Lino da Silva, mas é importante destacar que o Pastor Manuel Lino fez uma exigência para aceitar esse novo desafio... 

Que o campo ganhasse a aprovação de construção de um novo templo e que tivesse o apoio financeiro do Ministério do Brás. E como tudo era direção de Deus, o Ministério aprovou a construção do templo. Em 1984 a construção do templo de Cambuí foi iniciada juntamente com o atual templo de Camanducaia. 
Inauguração do Novo Templo Sede do Campo

Em julho de 1984 o Pastor Manuel Lino da Silva foi a São Paulo convidar o Pastor Orlando Pascoal Machado (na época Presbítero) para pastorear a igreja em Camanducaia. 

Em janeiro de 1986 o Pastor Manuel Lino da Silva deixa o campo de Cambuí e segue para a cidade de Inhumas no estado de Goiás. Com esta saída o campo ficou sendo dirigido pelo Pastor Lupércio Vergniano (Brás-SP) e trouxe para ser vice-presidente do campo o Evangelista José Nemézio Rodrigues.

Em 25 de julho de 1986 o novo Templo de Cambuí foi inaugurado. Uma curiosidade é que o Pastor Manuel Lino conseguiu junto a Câmara de Vereadores de Cambuí que o nome da Rua da Assembléia fosse transferido para a rua do novo templo. A antiga rua ganhou um novo nome, que é a atual rua Amélia Lopes. 

O Pastor José Nemézio Rodrigues deixou o campo em 1987. Assumindo a vice-presidência do campo o Pastor Domingos Fernandes dos Santos.

Desde 1989 a Igreja Evangélica Assembléia de Deus do Campo de Cambuí esta sendo dirigida pelo Pastor Orlando Pascoal Machado. Cambuí tem papel importante junto a Convenção Nacional do Ministério de Madureira, pois o Pastor Orlando ocupa a segunda vice-presidência da Convenção Mineira ao lado do Pastor Presidente Valter Resende de Carvalho, além disso é o responsável pela presidência da Junta Conciliadora do Estado. Até dez/2010 o campo é formado por mais de 1.200 membros, 20 (vintes) congregações e diversas sub-congregações organizadas em 03 (três) setores (norte, sul e central) e distribuído por 12 (doze) municípios do Sul de Minas.



Fonte: Texto escrito a partir dos valiosos relatos do Evangelista Benedito Shirley e Pastor Orlando Pascoal Machado ao Auxiliar Valter Moreira em Cambuí (MG) Dez 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário